O pressurizador é uma bomba que aumenta a pressão da água, esse serviço realiza a pressurização de redes hidráulicas onde há pouca vazão, geralmente em casas ou apartamentos na cobertura do prédio, onde existe uma pressão hidráulica muito baixa, ou seja, onde não há força da água nas torneiras ou duchas.
Os pressurizadores acrescentam pressão a uma determinada vazão de água, por meio de um dispositivo que pode ser floxostato ou pressostato. O primeiro detecta o fluxo de água e inicia o funcionamento da bomba a partir da sua pressão enquanto o segundo mantém uma pressão constante de rede e só inicia o funcionamento da bomba caso a pressão baixe.
Normalmente seu acionamento é automático, ele liga quando há um fluxo de água (acionamento por fluxostato, quando não mantém a rede pressurizada com registros fechados), ou perda de pressão na rede hidráulica (acionamento através de pressostato mantém toda a rede pressurizada mesmo com os registros fechados, ideal para situações onde exija uma pressão constante no sistema hidráulico).
O pressurizador é um aparelho que oferece um ótimo rendimento, com pequeno consumo de energia elétrica, ideal também para solucionar problemas de pressão d’água, por causa da escassa altura da caixa d’água ou tanque cisterna.
Eles geralmente são compostos por uma eletrobomba (totalmente silenciosa), um controlador, com funcionamento automático, que quando um ponto de consumo é aberto aciona a eletrobomba, se desligando quando o ponto de consumo é fechado, mantendo as redes pressurizadas. A bomba hidráulica pode ser usada para pressurizar toda a instalação ou apenas um setor da residência.
O pressurizador é aplicável em qualquer condição de abastecimento, ou seja, tendo a caixa d’água a qualquer altura ou cisterna, porém não é recomendado fazer a sua instalação ao lado da caixa d’água sobre uma laje sem cobertura mas sim abaixo da laje, ou em áreas de serviço e banheiros.
Não perca tempo, estamos aguardando sua visita em nossa empresa para apresentarmos nosso Show Room!
Consulte também: